Tutorial: Configurando Seu Próprio Servidor de Minecraft no Linux

Por Gustavo Silva
3 Minutos Ler

Hoje, vamos mergulhar no maravilhoso mundo de Minecraft e aprender a criar nosso próprio servidor de Minecraft, diretamente no Linux. É mais fácil do que você pensa – vamos começar!

Nota: Este tutorial presume que você já esteja familiarizado com o terminal Linux e tenha o Java instalado na sua máquina.

Crie uma Nova Pasta para o Seu Servidor Minecraft

Antes de tudo, precisamos de um local para armazenar todos os arquivos relacionados ao nosso servidor Minecraft. Para isso, abra o terminal e utilize o comando mkdir para criar uma nova pasta:

mkdir minecraft_server

Isto criará uma nova pasta chamada ‘minecraft_server’ no seu diretório atual.

Acesse a Pasta do Seu Servidor Minecraft

Agora, precisamos entrar nessa pasta que acabamos de criar. Para isso, use o comando cd:

cd minecraft_server

Isto irá mudar o diretório atual para a pasta ‘minecraft_server’.

Baixe o Arquivo do Servidor Minecraft

O próximo passo é baixar o arquivo do servidor Minecraft do site oficial. Neste exemplo, vamos baixar a versão 1.16.5, mas você deve verificar o site oficial para obter o link da versão mais recente. Use o comando wget para baixar o arquivo:

wget https://launcher.mojang.com/v1/objects/bb2b6b1aefcd70dfd1892149ac3a215f6c636b07/server.jar

Isto irá baixar o arquivo ‘server.jar’ para a pasta ‘minecraft_server’.

Inicie o Servidor Minecraft

Agora, com o arquivo do servidor baixado, é hora de iniciar o nosso servidor Minecraft! Para fazer isso, utilizamos o seguinte comando:

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar server.jar nogui

Aqui, -Xmx1024M -Xms1024M define a quantidade de memória que o servidor pode usar. No exemplo acima, estamos alocando 1GB de memória para o servidor. Você pode ajustar esses valores de acordo com a disponibilidade de memória na sua máquina.

A opção nogui é para executar o servidor sem uma interface gráfica. Se você quiser iniciar o servidor com a interface gráfica, simplesmente remova nogui do comando.

Na primeira execução, você verá uma mensagem de erro indicando que você precisa aceitar os termos do EULA (Contrato de Licença do Usuário Final). Para fazer isso, abra o arquivo ‘eula.txt’ gerado automaticamente e altere eula=false para eula=true.

Agora, tudo está pronto para iniciar seu servidor de Minecraft no Linux. Execute novamente o comando para iniciar o servidor e divirta-se!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Fique ligado para mais dicas e truques no mundo do Linux. Até a próxima!

You may also like

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.